Cornering Light: O que é? Para que serve?
Um sistema de luzes adaptativas pode fazer toda a diferença na hora de pilotar um veículo de duas rodas. Poucas motos saem de fábrica com elas, porém elas podem se popularizar no futuro
Você já ouviu falar em cornering light? Também são chamadas de luzes adaptativas e ainda são pouco populares no universo das duas rodas. Isso porque, até o momento, apenas motos de altas cilindradas são equipadas com elas, devido ao custo elevado e maior tecnologia empregada. Entretanto, esse panorama pode estar prestes a mudar.
Um dispositivo foi lançado pela startup Always Level Light (ALLight), que pode ser facilmente acoplado a qualquer modelo de motocicleta que faça uso de lâmpadas nos padrões H4, H7 e H11, o que pode tornar essa tecnologia muito mais acessível. Isto é, cornering lights universais.
Qual é o sistema das luzes adaptativas?
Quem tem o hábito de pilotar uma moto durante a noite, sabe que, ao inclinar o veículo para fazer uma curva, por consequência, o farol se inclina junto, projetando uma sombra escura no asfalto, no lado interno da curva.
A tecnologia das cornering lights são compostas, em via de regra, por pequenas luzes abaixo do farol principal, que são acionadas sempre que a motocicleta sofre uma inclinação, o que minimiza a formação de sombras. É por isso que as luzes adaptativas podem ser grandes aliadas dos motociclistas noturnos.
A tradução livre do termo “cornering light”, que é “luzes de curvas” já resume o seu conceito. Atualmente, é possível encontrar essas lâmpadas auxiliares em modelos como Ducati Multistrada V4s, Triumph Tiger 1200, BMW 1259 GSA, KTM 1290 Super Adventure e Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports, dentre outras.
Pode até soar como um sistema não tão necessário, mas ao pilotar uma motocicleta com esse equipamento é possível notar o quanto ele pode fazer diferença. Ao iluminar o lado interno da curva, qualquer obstáculo, como pedras e buracos, podem ser notados com facilidade sendo que outrora essa região seria tomada pela sombra da moto e do piloto.
E o sistema da ALLight, como funciona?
As luzes adaptativas universais lançadas pela startup funcionam como uma solução bastante simples. O sistema possui um LED que é capaz de rotacionar em seu próprio eixo por meio de um motor elétrico que é ativado através de sensores de inclinação.
Isso quer dizer que, essa cornering light pode manter o farol na horizontal mesmo que a moto esteja em posição de curvas. Ela pode ser instalada dentro do farol, no mesmo local da lâmpada convencional, entretanto deve seguir os padrões anteriormente citados. E o processo é bastante simples, como trocar uma simples lâmpada.
A maior vantagem do sistema criado pela ALLight, é que as luzes adaptativas, além de iluminar a curva, ainda mantém o faixo de luz na horizontal, o que evita ofuscar a visão dos motoristas presentes no sentido contrário.
Qual o valor da cornering light universal?
Infelizmente, o sistema da ALLight ainda não chegou ao Brasil, mas pode ser adquirido no exterior por 150 dólares que, em conversão direta, custaria R$ 780,00. Embora o valor seja um pouco elevado, pode ser um excelente investimento quando se analisa a maior segurança proporcionada.
Compartilhe