READING

A história dos bikers negros, grupo de resistência...

A história dos bikers negros, grupo de resistência no motociclismo

Primeiro Moto Clube composto 100% por integrantes negros surgiu no final da década de 50 em Oakland, na Califórnia

Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, os pilotos da Tuskegee Airmen, primeira equipe de aviadores negros do exército dos Estados Unidos, despertaram certo interesse pelo mundo das motocicletas. Motivado pela sensação parecida à de pilotar uma aeronave, Tobie Gene Livingston fundou então o East Bay Dragons.

Como surgiram

No auge dos movimentos por direitos civis na década de 1960, os bikers negros também compartilhavam de ideias progessistas como as dos Panteras Negras e seu fundador Huey P. Newton, Martin Luther King Jr. e Malcolm X. Somente pelo fato de serem negros e pilotarem Harleys, estes já faziam parte de um ato revolucionário.

O objetivo principal dos East Bay Dragons, segundo Tobie em sua autobiografia Soul on Bikes, era manter seus irmãos e amigos longe de problemas. 

Inicialmente, formaram um grupo de carros, mas em 1959 os automóveis foram trocados por Harleys e Choppers devido aos custos elevados de se ter um carro na época.

No começo da década de 60, o grupo já era 100% negro e 100% Harley-Davidson. Naquele tempo, adquirir uma moto era uma tarefa difícil, já que vários proprietários se recusavam a vender para pessoas negras.

Os Dragons não eram um grupo de motociclistas comuns: além de serem um contraste aos moto clubes exclusivamente brancos, misturavam muitos elementos da cultura negra junto aos elementos visuais dos motociclistas, principalmente em suas roupas e acessórios.

Além disso, seus ideais consistiam também em não se misturar com o mundo do crime e priorizar seus trabalhos e famílias acima do moto clube, diferente dos demais.

As lutas sociais também eram uma característica forte do grupo, ainda mais se tratando da luta contra a segregação racial da época. Grandes integrantes dos Panteras Negras, como Kathleen Cleaver, foram fotografados com os Dragons.

Sua influência no mundo das motos

Em 2014, os East Bay Dragons foram reconhecidos pelo Conselho da Cidade de Oakland pelos seus serviços prestados à comunidade e às suas causas beneficentes levantadas durante 55 anos.

Até hoje estes motoclubes permanecem firmes e suas histórias são representadas em filmes como Biker Boyz, que retrata pessoas negras dentro da cultura dos motociclistas.

Além disso, eles também deram espaço para a criação de outros moto clubes com integrantes negros e também de outras raças, como os Hell’s Angels, os Chosen Few e outros que vieram a surgir anos depois.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE