Benda Motorcycles: montadora chinesa promete inovar com moto turbo
Após sucesso com a LFC 700, que possui motor de quatro cilindros em linha, a Benda aposta em mais tecnologia e inovação. Fique por dentro!
Em meados de 2019, pouco antes da pandemia de COVID-19, a Benda Motorcycles era uma montadora de motocicletas pouquíssimo conhecida fora de seu país de origem, a China.
Entretanto, no último ano, a empresa conseguiu alcançar os holofotes e chamou a atenção do grande público ao lançar a Power Cruiser LFC 700. Aparentemente, este sucesso será mantido – como indica a nova aposta em uma esportiva com motor V-Twin potencializado com turbo. Sim, você leu certo, uma moto turbo vem aí.
A nova Benda está sendo desenvolvida em uma máquina única, de 300 cm³, conforme os projetos e as patentes indicam. As imagens são altamente reveladoras e indicam que um reforço turbo será integrado em conjunto com a unidade V-Twin DOCH de 298 cm³, que sozinha já proporciona uma potência de aproximadamente de 30 cv.
Com o sistema de alimentação turbo, a potência pode ser rapidamente ampliada até os 50 cv, o que se equipara ao que a Kawasaki ZX-25R entrega atualmente.
Os componentes escolhidos para fabricação da Benda VTR 300 Turbo são premium, incluindo o sistema de freios da fabricante italiana Brembo e uma forquilha invertida. Enquanto isso, o motor possui uma configuração baixa e escape curto, exatamente como na recém-lançada R7, da Yamaha.
A tecnologia embarcada é o que mais surpreende nas apostas do modelo.
No entanto, é de se lamentar que essas incríveis e ousadas novidades cheguem de forma extremamente tardia na Europa. No Brasil, a situação é ainda mais delicada, ao passo que é possível que elas nunca venham a ser comercializadas no país.
A razão disso é a concorrência imposta pelas grandiosas montadoras europeias e japonesas, levando em consideração seus planos de distribuição superiores.
O reconhecimento da Benda Motorcycles
Como você leu acima, a Benda atingiu o grande público com o lançamento da ousada LFC 700, a primeira cruiser chinesa a contar com quatro cilindros em linha em seu motor.
O modelo, embora lembre vagamente a Ducati Diavel, é extremamente inovador, oferecendo um design original, ousado e um motor jamais visto em uma cruiser. A LFC 700 é, de fato, uma moto futurista com linhas robustas e com um pneu traseiro 310 grandioso.
O sistema de admissão do motor é outro diferencial, uma vez que faz uso de corpo único de aceleração para todos os cilindros. Na parte dianteira, existe uma pequena turbina abaixo do farol que se trata de um sistema Ram-Air de admissão, responsável por carregar o ar forçado para o filtro de ar conforme o aumento da velocidade.
Com aproximadamente 97 cv de potência, a Benda LFC 700 certamente produz um ronco muito agradável para os amantes do motociclismo.
Graças a este modelo cheio de personalidade e tecnologia de ponta, a Benda expandiu seus negócios para o exterior e, especialmente na Espanha, conseguiu abrir novas concessionárias que seguem em ascensão.
Compartilhe