As mudanças mais recentes do CTB que atingem os motociclistas
Código de Trânsito Brasileiro implementou seis novas normas para usuários de moto; conheça
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por importantes alterações, recentemente, visando aprimorar a segurança e a regulamentação do tráfego de motocicletas no país. As mudanças abrangem desde a formação de condutores até as regras de circulação.
O objetivo fundamental do órgão é reduzir os acidentes e promover uma convivência mais segura entre os motoqueiros e os demais usuários das rodovias brasileiras. Assim, com a validação das novas medidas, é muito importante que os condutores estejam bem informados.
Você, por exemplo, já se inteirou das novidades que foram elaboradas? Se não, fique tranquilo! Nesta matéria, vamos destacar as principais implementações do código que impactam diretamente a direção de um veículo de duas rodas. Acompanhe.
1. Formação de condutores
Uma das modificações mais significativas no CTB diz respeito à formação de condutores de motocicletas. Agora, os candidatos à habilitação de categoria A (motos) deverão realizar curso teórico e prático específico, com carga horária de, no mínimo, 20 horas/aula.
Além disso, os exames práticos serão realizados em vias abertas ao tráfego, objetivando simular situações reais na condução.
2. Uso do farol baixo
Anteriormente, o uso do farol baixo durante o dia era obrigatório apenas em rodovias. A partir das alterações, passou a ser exigido o uso desse recurso também em vias rurais, ou seja, mesmo fora das estradas regulares.
A ação tem o intuito de aumentar a visibilidade na direção das motocicletas, tornando-as perceptíveis aos demais condutores em quaisquer espaços.
3. Exigência de antena corta-pipa
Com o propósito de prevenir ferimentos graves causados por linhas de cerol (mistura de cola com vidro), normalmente utilizadas em pipas, o código está exigindo a instalação de antena corta-pipa nos veículos.
O componente cumpre a finalidade de escudar as linhas antes que elas possam machucar o motociclista ou outros usuários das vias, sobretudo na região do pescoço. Esse tipo de ocorrência está entre as que mais vitima pilotos no país, em virtude de as linhas ficarem quase imperceptíveis à visão.
4. Transporte de crianças
Outra importante mudança diz respeito ao carregamento de crianças como passageiras na garupa das motos. Agora, é proibido transportar menores de 10 anos de idade ou qualquer pessoa que não tenha condições de cuidar da própria integridade.
Aliás, na legislação, a infração em questão é considerada gravíssima, com penalidade de multa e retenção do veículo até o momento da regularização.
5. Velocidade nas vias
O CTB também fez transformações em relação aos limites de velocidade nas vias urbanas. Em pistas que apresentem a sinalização de até 40 km/h, a velocidade máxima para as motocicletas deve ser respeitada.
A medida pretende garantir a segurança dos pilotos, especialmente, considerando a maior fragilidade deles na configuração do trânsito das cidades.
6. Infrações específicas
Além das normas mencionadas, o código estabelece penalidades específicas para infrações cometidas por motociclistas. Exemplos incluem o uso inadequado do capacete; a circulação em calçadas e faixas exclusivas de ônibus; o ato de empinar o veículo; entre outras coisas.
As faltas específicas para os motoqueiros podem acarretar multas, pontos na CNH e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.
Não obstante, é importante ressaltar que as mudanças no CTB visam promover um trânsito mais seguro para todos os usuários, incluindo os que conduzem moto. Conhecer e respeitar as regras de circulação é crucial para garantir a própria integridade e a dos demais condutores e pedestres.
Portanto, atenção! Como foi dito na introdução, cabe ao motociclista estar devidamente atualizado acerca de cada alteração já em vigor. Esse dever, bem como o cumprimento das novas normas é de responsabilidade exclusiva do condutor.
Compartilhe