Andando de garupa? Saiba como manter a segurança sem atrapalhar o piloto
Quando posicionado corretamente, o garupa ajuda na condução da motocicleta
Que as motocicletas são práticas, economizam tempo e são fáceis de pilotar a gente já sabe. Porém, além de um piloto habilidoso, o garupa também desempenha grande papel durante a viagem.
Isso porque as motos costumam ser pesadas – as de baixa cilindrada podem pesar a partir de 90 kg; já as de alta cilindrada podem passar dos 300 kg – e a pessoa que está na garupa adiciona mais peso ainda, podendo interferir na pilotagem.
Assim, há um certo comportamento que o garupa pode ter para ajudar o piloto ao andar de moto, principalmente pelas grandes cidades. Confira abaixo algumas dicas:
Antes do passeio
Antes de saber como se comportar, é importante garantir que, além do piloto, o passageiro também esteja usando os equipamentos necessários, como o capacete e roupas adequadas, como jaquetas, calças e sapatos fechados.
Além disso, o garupa deve estar, de acordo com as normas do CONTRAN, ou posicionado atrás do condutor ou em carro lateral acoplado ao veículo, no caso de motos touring.
Com os equipamentos devidamente colocados, o próximo passo do garupa é subir na motocicleta e se posicionar corretamente para a viagem.
Na hora de subir, o garupa precisa esperar o piloto se posicionar na moto e estar bem apoiado ao chão; assim, quando o piloto autorizar, você deve subir pelo lado esquerdo, podendo apoiar o pé na pedaleira ou no chão e usar o ombro do piloto como apoio.
Para descer, a mesma coisa: mãos no ombro do condutor, contorne a perna por trás da moto e desça pela esquerda, para não encostar no escapamento. Além disso, desça sempre com calma e cuidado.
Deu a partida: como agir?
A postura do passageiro é super importante já que o equilíbrio da moto depende bastante deste peso adicional.
Por isso, além de se segurar firme (no piloto ou na alça lateral), o garupa deve estar firme e ter as pernas e quadril alinhados com o do condutor, pés firmes e a coluna reta.
Durante as curvas, tente se manter firme e não tenha medo: o piloto sabe a quantia certa que tem que virar, então o passageiro não precisa se inclinar para o lado contrário. Tente sempre acompanhar o corpo do condutor, indo para o mesmo lado da curva.
Para evitar bater os capacetes, a cabeça deve estar sempre posicionada próxima ao ombro do piloto. Também evite conversar muito, pois isso pode distraí-lo do trânsito e causar acidentes.
Falando em distrações, celular na garupa: nem pensar! Esteja sempre firme ao piloto e busque não se mexer, pois seus braços podem atrapalhar o de quem está conduzindo a moto.
No caso de lombadas e valetas, o amortecedor da motocicleta fará o papel de absorver o choque; assim, não precisa levantar, pois isso também atrapalha no equilíbrio da motocicleta.
Em altas velocidades, tente manter-se bem firme ao corpo do piloto, pois o vento na direção contrária que passa entre o ombro do piloto e seu corpo, por exemplo, pode
interferir na direção da moto, principalmente nas curvas e corredores.
Em caso de passar por corredores, mantenha-se firme e busque não inclinar nem assustar o condutor, evitando acidentes com os carros ao redor.
Por fim, lembre-se que algumas regras, como não utilizar os equipamentos necessários, resultam em multa para o condutor no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.
Compartilhe