Aluguel de motos para uso profissional cresce no Brasil
Com o crescimento inflado do delivery no país, o aluguel de motos deixou de ser exceção para virar realidade
O advento da pandemia trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas, tanto na questão de saúde, quanto nas demais áreas, como estilo de vida e economia. O boom do delivery durante o tempo de isolamento fez crescer o aluguel de motos no país em 26,4% a mais do que no ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).
Neste ano, o aluguel de motos se tornou alvo não apenas de empresas de delivery, mas também de outros profissionais além dos entregadores, opção para lazer e viagens. De janeiro a dezembro de 2021, a montadora que mais cresceu no segmento de aluguel de motos para viagens foi a BMW.
No mesmo período, segundo a Abla, cerca de 90% das motos que foram vendidas para locadoras eram de baixa cilindrada, voltadas às expectativas daqueles que alugam os veículos apenas para trabalhar.
Dados divulgados pela Abraciclo mostram que em 2022, o emplacamento de motos em novembro superou o de outubro e atingiu a marca de 123.206 vendas. No entanto, a maior surpresa de novembro foi a consagração da Mottu, empresa de aluguel de motos, como a terceira maior montadora do Brasil no mês, mesmo sem vender diretamente esse modal.
O aluguel de motos se mostrou rentável e benéfico para todos os públicos por diferentes fatores. A começar pela praticidade das motocicletas, especialmente para pessoas que não tem família grande, que pretende usar o modal profissionalmente, dentre outros casos.
Além disso, alugar uma moto se tornou uma opção de test-drive. Assim, antes de comprar uma moto, as pessoas alugam o modelo que desejam, testam por um tempo e depois batem o martelo.
Vale lembrar que existem empresas de aluguel que oferecem no pacote de locação da motocicleta opções como acessórios de segurança, manutenção e limpeza, sem contar no seguro que já vem incluso e o tanque, cheio.
Apesar das vantagens, é preciso estar atento a algumas condições para locação de motos. Ter mais de 28 anos e habilitação categoria “A” por, no mínimo, três anos são requisitos fundamentais.
Além disso, no ato da locação, o piloto terá que fazer uma pré-autorização no cartão de crédito para cobrir possíveis avarias. Se não houver danos na devolução da moto, a pré-autorização é cancelada.
Compartilhe