Adeus às populares: motos com grandes nomes que se despedem no ano de 2022
Motos sairão de linha por conta de padrões de emissões de gases implantados no Japão
Cada amante de motocicleta tem uma favorita em seu coração: seja de algum comercial, a primeira moto comprada ou a moto que tinha em miniatura de brinquedo na infância, qualquer uma delas tem um lugarzinho especial no peito.
Por causa disso, fica muito difícil dizer adeus, principalmente, para alguns modelos que são referência no assunto – e, infelizmente, algumas motocicletas estão fazendo suas últimas aparições no mercado. Grandes marcas como Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki anunciaram o fim de cerca de 20 modelos no Japão.
O motivo? As leis e regulamentos com o cuidado do meio ambiente estão cada vez mais rígidas – e com razão. Por isso, cerca de 10% dos modelos existentes irão sair de circulação até o final deste ano. Apesar de ainda haver tempo, alguns exemplares já se despediram do mercado.
Modelos descontinuados
Não é de hoje que os regulamentos de emissão de gases poluentes (como os de carbono e nitrogênio) estão mais severos. E de lá pra cá, algumas montadoras optaram por deixar de produzir alguns modelos de motocicletas.
É o caso da Honda, que estuda a possibilidade de dizer adeus para 10 dos 80 modelos em atividade, como, por exemplo, a icônica Gold Wing. Se acontecer, a linha se juntará à CB 400 e ganhará uma edição de despedida, em homenagem aos seus anos de legado. Outros modelos que se juntarão à “lista do adeus” são a Benly 110, VFR 800F e VFR 800X.
Na Yamaha as coisas não estão muito diferentes e a montadora já tirou algumas grandes motocicletas de linha, como a YZF-R6. Até o final de 2022, a estradeira FJR 1300 também deve se despedir. A Suzuki segue o mesmo ritmo, removendo das lojas o modelo GSX-250R.
Já a Kawasaki ainda não chegou a detalhar quais motos sairão de linha, mas há modelos que não estão de acordo com as leis de emissões de gases e esses podem ser os escolhidos da japonesa.
Ainda, essas montadoras demonstram cada vez mais interesse em eletrificarem suas gamas de motocicletas até o ano de 2040 e, além disso, a Yamaha pretende ter zero emissão de gases até 2050.
Como isso afeta o mercado nacional?
No Brasil, a legislação para emissão de gases poluentes causados por carros e motos é baseada em cima do tamanho dos tanques, chegando a proibir a circulação de modelos mais antigos, como a Proconve L7.
Além disso, a maioria das motocicletas têm suas peças e latarias importadas de fábricas sediadas no Japão. Sendo assim, como a produção está sofrendo mudanças lá, certamente sentiremos impactos iguais deste lado aqui do mundo.
E você, vai sentir falta de algum modelo?
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