Moto que pegou fogo durante abastecimento acende alerta; Veja o vídeo
Prática de não descer da moto durante o abastecimento oferece risco ao motociclista e aos demais que estão no local
Um vídeo de uma moto pegando fogo durante o abastecimento em um posto de gasolina em Granja, a 300 quilômetros de Fortaleza, Ceará chamou atenção de várias pessoas e viralizou na internet no mês passado. A causa da combustão ligou um alerta para uma prática que deve ser evitada por motociclistas.
Em entrevista ao G1, o frentista Assis Marques, 30 anos, que apagou o incêndio em uma moto que estava sendo abastecida em posto de combustíveis no Ceará, afirmou que temia uma grande explosão.
Segundo Assis Marques, quem abastecia a moto em questão era sua mulher, Luzia Carvalho. Em seu relato, Assis afirmou que a mulher se desesperou ao ver o fogo, soltou a mangueira e gritou por ajuda. O frentista disse que eles utilizaram dois extintores para conter as chamas.
Para o frentista, a causa do incêndio pode estar relacionada ao fato de o cliente não querer desligar a moto. “Acontece muito por aqui e acho que por todo o Brasil. Os motociclistas não gostam de desligar a moto. Nós pedimos e uns não gostam. Uns desligam e outros não. Outro motivo é a moto quente demais. Pingou um pouco de gasolina na lataria e deve ter ocasionado as chamas. A falta de escapamento no veículo também pode ter contribuído”, explicou ao G1.
De acordo com especialistas em segurança, de fato, muitos motociclistas não gostam quando a equipe do posto pede para que eles desçam da moto no momento do abastecimento, mas esse cuidado é com a própria segurança do cliente e de todas as pessoas que estão ao redor.
O risco de uma eventual tragédia é algo inerente à própria engenharia da máquina. É importante enfatizar que a estrutura da motocicleta coloca o tanque de combustível acima do motor, o que faz com que qualquer vazamento tenha uma chance muito grande de gerar um incêndio.
Além disso, continua o especialista, a posição do condutor o deixa em proximidade com o perigo e, por isso, os motociclistas deveriam descer da moto, já que o vazamento de combustível também pode atingir diretamente o piloto.
Apesar de ser uma norma da ANP, descer do veículo durante o reabastecimento é uma prática constantemente ignorada pelos proprietários de motos em geral.
Por isso, para evitar acidentes como o ocorrido no posto de gasolina de Granja, é fundamental que os motociclistas respeitem as normas e, para o bem de todos, desçam da moto durante o abastecimento.
Compartilhe