Conheça a MS01, nova elétrica de baixo custo da Honda

 Conheça a MS01, nova elétrica de baixo custo da Honda

Da categoria scooter, moto tem autonomia maior, mas preço menor que o da Mobylette

A Honda lançou a MS01, seu novo scooter elétrico para deslocamentos urbanos. Com motor de 400W, o modelo atinge a velocidade de 25 km/h e possui autonomia de 65 quilômetros de rodagem. A locomoção também é possibilitada por pedais de assistência, além da aceleração eletrônica.

Projetado em parceria com a rede de varejo Muji, do Japão, o veículo ainda não tem previsão de chegada aqui no lado ocidental do globo. Por enquanto, está direcionado a atender, com exclusividade, ao mercado chinês de motocicletas, líder absoluto em número de vendas no planeta, com produção anual superior a 10 milhões de unidades.

O conceito visual e a autonomia

Em relação ao processo criativo do elétrico, o design gráfico teve a assinatura minimalista que é marca da varejista japonesa, apresentando apenas duas tonalidades foscas: o preto e o branco. Já a Honda foi a responsável por garantir as demais etapas, inclusive toda a parte estrutural e mecânica do projeto.

O resultado é uma moto feita com materiais leves, o que diminui sensivelmente o peso e ajuda a preservar a carga de 48V. As baterias destacáveis são o plus que oferecem ao usuário a possibilidade de realizar a recarrega em casa, na rua ou no trabalho, por exemplo.

O scooter também conta com um sistema regenerativo muito comum nos veículos elétricos recém lançados nesse segmento. De acordo com a Honda, o usuário padrão, aquele que cumpre trajetos urbanos médios, deverá plugar a sua MS01 na tomada entre uma e duas vezes durante a semana.

Os demais componentes

Com rodas aro 17 fixadas a pneus sem câmara, a moto é adequada ao piso da cidade e pensada para as configurações do tráfego urbano. No entanto, apesar de apresentar um visual de certo modo simples, caso venha a ser comercializado no Brasil, o modelo precisará de emplacamento e CNH para pilotagem. 

As cinco mil unidades vendidas na China compõem só a primeira “fornada” da Honda no país. Atualmente, o preço sugerido pela montadora é equivalente a R$ 4 mil. Esse custo de aquisição é até sessenta por cento inferior se comparado ao da Mobylette, fabricada pela marca brasileira Caloi. O scooter tupiniquim não sai da loja por menos de R$ 10 mil.

Influência veio das bicicletas

Principal designer no desenvolvimento da MS01, Kenya Hara afirmou que a moto foi inspirada em um modelo de bicicleta da própria Muji, a Type H, muito popular por aquelas bandas. Hara destacou, ainda, que a busca por uma estética funcional foi premissa na concepção do novo projeto.

Além dos elementos já mencionados, o veículo dispõe de farol, refletores de luz, para-lamas, descanso e um pequeno painel. Segundo a Honda, grande parte dos materiais utilizados na fabricação são oriundos de reciclagem.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.