Invenções modernas: 3 equipamentos que revolucionaram as motocicletas
Muitas destas invenções melhoraram nossas vidas e você pode nem ter notado. Quer ver?
Desde a invenção da primeira patente de motocicleta, lá por volta do final do século 19, o mundo das motocicletas passou por diversas mudanças e evoluções tecnológicas.
Porém, em nosso dia a dia, é comum que o acesso a estas tecnologias de ponta, por exemplo, seja mais restrito. Assim, é um pouco mais difícil notarmos as tecnologias chegando.
Apesar disso, mesmo que você não necessariamente veja esses componentes, com certeza você os sente na hora de pilotar. Quer saber quais são alguns deles? Confira na matéria:
Diferenças no motor
Quando você troca uma moto de 125 cilindradas por uma de 150, por exemplo, você pode até sentir uma diferença, porém será bem pequena. Porém, essa diferença é bem maior quando trocamos uma de 150 para uma de 300 cc.
Indo além das cilindradas de uma motocicleta, o motor é um componente essencial que, combinado com outros componentes, garante a potência e performance da sua moto.
Um destes outros componentes é a injeção eletrônica. Porém, alguns anos atrás, antes dela ser introduzida ao universo das motocicletas, contávamos apenas com nosso amigo carburador.
Injeção x Carburador
A criação do bico injetor eletrônico praticamente fez com que o carburador virasse uma espécie em extinção no mundo automotivo.
O que antes era um sistema que demandava de limpezas, troca de juntas, de agulhas e bóias, agora é um sistema que praticamente não necessita de manutenções.
Além disso, com um carburador, a mistura entre ar e combustível era feita manualmente; já com a injeção, as medidas certas são colocadas sem ajuda externa e, além disso, ela facilita o diagnóstico de problemas na moto.
Ligando o motor
Outra invenção que foi bastante revolucionária – mas na hora de pilotar, você nem percebe – é a querida partida elétrica.
Ainda há algumas motos hoje em dia em que você tem que utilizar o tradicional pedal e dar um ‘coice’ nele; porém, a modernidade está aí e todo este processo virou apenas um pequeno botão, situado em seu punho direito.
A maioria dos modelos que hoje ainda possuem a partida manual são versões de entrada e/ou muito básicas das motocicletas, algumas off-roads ou as versões de colecionadores, que contam com peças originais antigas.
Com o botão elétrico, a moto ainda fica menos pesada, o que traz maior dinâmica, dirigibilidade e até menos consumo do combustível.
Diferença na dirigibilidade
O motor é um componente que funciona como o coração de sua motocicleta; porém, na hora de dirigir, o primeiro componente que está em contato direto com o solo é o seu par de pneus.
Os pneus têm a função principal de absorver impactos e manter a direção da motocicleta; porém, quando encontram um buraco ou objeto cortante no asfalto, seu material tende a rasgar, principalmente quando muito gastos.
Pensando nisso, foram desenvolvidos pneus sem câmaras – os quais, além de mais seguros, demoram mais a perder pressão quando furados.
Como nem todos do mercado são sem câmaras, os pneus comuns também tiveram seus materiais reforçados e estão mais modernos, pensando na relação entre tecnologia e custo benefício.
O único ‘empecilho’ dos pneus sem câmara é que, para que sejam usados, sua motocicleta precisa ter rodas de liga leve ou raiadas especiais. Ou seja, um investimento a mais.
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