Frenagem profissional: confira dicas de como manter a segurança com a Harley-Davidson 
Segurança do piloto está ligada diretamente à sua pilotagem e condições da motocicleta
Não é novidade que nós, amantes das motocicletas, gostamos de velocidade – e nossas queridinhas de duas rodas proporcionam essa potência e aventura para nós.
Porém, seja nas grandes cidades ou nas extensas estradas, qualquer passeio pode contar com imprevistos e, infelizmente, muitos deles envolvem acidentes, principalmente com motocicletas.
Pensando nisso, a Harley-Davidson, montadora renomada no ramo de motocicletas, separou algumas dicas profissionais de como frear rapidamente e, ainda assim, com segurança, pensando no melhor para o condutor.
Nesta matéria, reforçamos a importância da segurança nas estradas e ao pilotar e como realizar suas frenagens. Confira!
Acidentes de moto crescem a cada ano
Apesar do avanço das tecnologias, o número de acidentes de trânsito ainda segue crescendo e muitos deles envolvem as motocicletas.
Em 2020, mesmo com a pandemia em seu ápice, os acidentes de moto bateram seu recorde ao chegar ao número de 26.420 acidentes apenas no primeiro semestre e 62.433 no ano inteiro.
No ano de 2021, foram registradas 71.344 ocorrências de internação de motociclistas derivadas dos acidentes, número ainda maior que no ano anterior.
Segundo dados divulgados pela Abramet, a maioria destes condutores é do sexo masculino, totalizando 83,4%; quando falamos sobre a faixa etária, os jovens são protagonistas dos acidentes, concentrando motociclistas entre 20 e 29 anos.
Muitos destes acidentes podem ser evitados através de uma direção e/ou pilotagem segura, envolvendo a colaboração do motociclista e os demais motoristas ao redor.
Utilizando o freio corretamente
Como dito acima, a segurança do piloto está muitas vezes ligada à maneira que ele e os demais dirigem, além dos equipamentos de segurança da motocicleta.
Assim, a Harley-Davidson, que possui grandes conhecimentos em motocicleta, separou algumas dicas para garantir que o freio seja um dos melhores amigos do piloto. São elas:
Diante de curvas
Quando estamos em estradas com curvas ou entradas de vias, é importante prestar uma atenção extra, pois a tarefa de diminuir a velocidade e fazer a curva ao mesmo tempo pode ser complicada.
O ato de frear também demanda tração do pneu, assim como mudar a direção da moto. Por isso, não é recomendado frear nas curvas, pois a moto pode perder o equilíbrio.
Assim, se possível, endireite a motocicleta antes de frear numa curva, evitando cair da moto e também bater nos carros ao redor. Caso não consiga, reduza a velocidade gradativamente.
Durante o tráfego
Diferente das curvas, quando estamos de moto nas linhas retas, é muito mais fácil frear – porém, do mesmo jeito, é importante frear gradativamente, principalmente confiando no freio dianteiro.
Porém, tome um cuidado a mais quando a via estiver muito cheia de veículos ou quando você estiver no corredor.
Para garantir sua segurança, mantenha uma certa distância do carro e/ou moto à frente; assim, você não precisará frear tão bruscamente.
Casos de emergência
Nem sempre podemos evitar o acaso e, às vezes, freadas bruscas são necessárias no trânsito – principalmente quando o motorista da frente freia do nada.
Porém, você precisa manter a calma e evitar usar os dois freios ao mesmo tempo, pois isso pode travar demais a moto e causar um acidente.
Você pode utilizar ambos, porém, apertando suavemente; além disso, tenha certeza de que a moto está reta. Caso a roda dianteira trave, solte o freio e acione novamente.
Além disso, atenção atrás: após frear, verifique os retrovisores para ver como está o movimento atrás de você.
Condições adversas
Por fim, algumas situações podem estar fora de nosso cotidiano, exigindo maior cautela do piloto.
As condições da estrada podem requerer maior atenção e uso das habilidades acima, como pista molhada, suja de óleo, areia e outros detritos, buracos na pista e etc.
A condição dos pneus e freios também é importante: com pneus carecas, frear fica um pouco mais difícil; com freios ruins, mais ainda. Assim, revise sempre sua motocicleta periodicamente e antes de sair.
Por fim, o peso da moto também dificulta, principalmente quando está com garupa, mochilas pesadas ou muitas coisas no baú. Assim, quanto mais peso, maior atenção!
Compartilhe