Relembre a trajetória da clássica BMW R 80 G/S
O modelo foi um dos precursores das motocicletas aventureiras que os amantes de off-road conhecem hoje. Acompanhe a história!
Há anos a BMW consagrou-se no mercado mundial e está, até hoje, dentre os objetos de maior desejo de muita gente. E, por trás de grandes marcas, existem belas trajetórias que acompanham cada modelo, como é o caso da linhagem BMW GS, que foi apresentada ao mercado há mais de quatro décadas.
No início dos anos 1980, o departamento de desenvolvimento da companhia fez uma união muito sábia, entre sua experiência em competições off-road e a bela desenvoltura para pilotar por longas distâncias. A ideia era projetar uma motocicleta que unisse o melhor dos dois mundos.
Menos de dois anos após o início da projeção, a BMW R 80 G/S foi concebida. A moto tinha o propósito de entregar o melhor desempenho de ambas as partes e para além de sua essência, esse objetivo vinha cravado em seu nome que significa Gelände/Straße (G/S) – terra/estrada, em alemão.
Os anos de ouro da BMW R 80 G/S
O modelo teve um total de 21.864 unidades produzidas, montadas na fábrica da BMW Motorrad, em Berlim, na Alemanha. Entretanto, a BMW R 80 G/S não teve uma vida de fabricação tão longa assim, tento seu auge apenas durante a década de 1980 (de 1980 até1987).
Ainda que naquela época existissem outras motocicletas com propostas semelhantes, como é o caso das scramblers britânicas, a BMW R 80 G/S é reconhecida como a verdadeira matriarca das aventureiras, já que foi o primeiro modelo a empregar um braço oscilante de um lado para sustentação da roda traseira.
Esse mecanismo, a princípio, foi recebido com ceticismo, mas conquistou os amantes da marca com uma rigidez 30% maior em comparação com os braços convencionais duplos. Inclusive, a alternativa de remover a roda da moto sem complicação extrema, foi outro fator que atraiu uma legião de fãs.
O monolever, como foi batizado pela BMW, era também um dos modelos mais leves de braço oscilante existentes na década. Por isso, após o sucesso da BMW R 80 G/S, passou a ser equipado em outras motocicletas da marca, posteriormente.
Os clientes da marca, bem como a imprensa especializada, ficaram encantados com as características de pilotagem da G/S, que possuía um centro de gravidade baixo e pesava somente 186 kg.
A tecnologia da BMW R 80 G/S
A moto trazia um belo motor boxer (bicilíndrico) de 797,55 cc e entregava uma potência de 50 cv. Enquanto as rotações por minuto alcançavam belos 6.500 giros, o torque máximo batia os 5,67 kgf.m. Com isso, a BMW R 80 G/S atingia até 167 km/h. A partida elétrica era um dos opcionais dos primeiros modelos.
A verdadeira notoriedade veio quando a BMW R 80 G/S venceu por diversas vezes o idolatrado rally Paris-Dakar, alcançando uma popularidade grandiosa entre os viajantes aventureiros. A partir daí, a montadora começou a fornecer peças opcionais para quem quisesse incrementar a moto. Os componentes, que eram vendidos separadamente, incluíam assento individual, tanque de combustível com capacidade para 32 litros, bateria maior e escapamento inoxidável.
Próximo ao fim de sua produção, em 1986, a R 80 G/S ganhou a companhia da R 100 GS, que contava com um motor mais potente de 980 cc e uma unidade de suspensão e acionamento atualizada batizada de “paralever”’.
A BMW R 80 G/S teve sua produção descontinuada em 1987 e foi sucedida pela R 65 GS, um pouco menos potente, mas que agradou e muito os pilotos iniciantes.
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